06 e 7/03 - "Nostalgia"



Como é bom acordar tarde no sábado! Fazia tempo... 6:30 pode parecer cedo pra alguns, contudo pro esquadrão do surfe é considerado um horário haole. A verdade é que não tinha os irmãos pra pilhar e nem esquema pra entrar mais cedo, então o jeito foi dormir mais um pouco e guardar energia pois o dia prometia. Pois é, os surfistas-sem-crédito agitaram a trip por imeioul e, contra meu gosto e por unanimidade o domingo foi escolhido pro bate! Contrariado por todos do time, resolvi descer no sábado mesmo, só um não arregou e às 7:30 eu passava na goma germânica para resgatá-lo. Certo hermanooooo, põem aquela e catch!
Descemos a serra, conferimos o centro...


...e trocando idéia de boa resolvemos ir para um pico que há tempos não íamos, se você não reconhecer pelas fotos, azar, não vou ficar dando nome aos bois, muito menos pras vacas que estão cada vez mais ausentes das nossas aventuras.
Poderíamos estar ouvindo "Mile Dias" do 509-E, "Sr. Tempo Bom" do Thaíde e Dj Hum, ou "Lembranças" do Consciência Humana, músicas que falam de uma época passada, mas não... o que nos remetia ao passado era a sonzera da caranga no talo disparando "De Menor" do Cirurgia Moral (sem pagação-de-pau)!


Mesmo som, mesmo pico, mesmo cará com queijo do Tio Gato e as recordações eram inevitáveis como:
- o 50-50 do Neilor na canaleta,
- swell épico com os irmãos em direitas de 1,5m que atravessavam a praia na qual eu fiz um rombo na prancha do Lipa quando cai em cima do Chaves;
- surfe de sunga com a praia deserta graças ao esquema Sérgio;
- meu primeiro tubo (com o olho fechado e inclinando a cabeça pra frente - estilo maratonista na linha de chegada);
Entre outras emoções vivídas em mais de dez anos frequentando o pico e que seriam mais fáceis de serem lembradas se esse blog fosse um pouco mais velho! "Oh ! Que saudades que tenho/ Da aurora da minha vida,/ Da minha infância querida/ Dos anos que não voltam mais!"


Definido pelo irmão como "nostalgia", esse era o clima! E o loko da nostalgia é que ela aumenta ao entrar em contato com sua causa e não diminui como o sentimento da saudade. Exemplo: se alguém sente saudades ou falta de uma determinada onda, este sentimento cessa quando você surfa nela; com a nostalgia é exatamente o oposto, ao reencontrar um pico que gostava de surfar, este sentimento nostálgico se alimenta e não diminui como a saudade."
Como dizia o ditado: "Recordar é viver, Evair acabou com você", recordamos, vivemos, rachamos o bico e chegamos no mirante...


 Daqui de cima parece perfeito, vamos nos inspirar com o passado e se empenhar para representar nas ondas que estão presentes! Um metrão tubular e fechando rápido, crowd de leve, vento terral, maré secando e clima chuvoso. Nada de especial, mas tinha altas. Vi meu mano pegando uma esquerda loka, representado nas batidas de back! Também vi ele batendo-boca com um prego e lançando o pensamento do final-de-semana:
- "Mano, porque você ta remando na minha onda? Você acha que eu vou cair? Seu @#$% *&%"!
Parecia folgado, mas tava coberto de razão, ninguém respeita mais ninguém na água, principalmente nesses picos considerados "sem local"! Mandou bem truuuuu....


Final de tarde no Buco com a maré subindo tava abrindo bem mais, deu pra pegar várias antes de encarar o asfalto. Colo na minha quase às 22:00 denovo, exausto mas com o sentimento de dever cumprido, os manos ainda requisitaram minha presença pro bate de domingo, mas eu tava podre, destruído.


O Dango ainda me ligou pra contar como foi o surfe dominical e o blog do surfe me exigiu a quebra do sigilo telefônico!:
"Fiz uma quedinha de 15 minutos de manhã, ai eu fiquei preocupado com a orelha e sai. Não tinha umas ondas boas..Ai eu fiquei tirando foto dos muleke, tirei várias fotos do Picolino, da areia ... tava zuado, mó fechadeira, tinha um tamanho mas tava fechando tudo, aí a tarde agente caiu ali na reta do Leo, no Denny´s, puta cara ai tava perfeito eu não resisti e acabei entrando, mas eu nem levei a prancha cara! Porque eu não ia entrar mesmo, né!? Ai eu acabei pegando a prancha do Leo emprestada.. Não zuou a zoreba, mas eu vou mandar fazer um tampão especial pra ela por enquanto, até ficar 100%. Ta meio doloridinho agora (risos)... Mas ai quem que foi... foi eu, o Chaves, o Tani, o Picotas, o Bolinha e o Leo. Fomos no carro do Bolinha...o Chaves e o Leo já estavam lá"...
As fotos publicadas são do sábado. As de domingo, tiradas pelo Dango, vocês provavelmente nunca vão ver...
Aos que não foram: FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES!
Para o FDS que vem parece que ele vem aí. O mau-feitor, frio e calculista, o vilão, o temeroso FLAT! vem pra testar nossa fé e nossa capacidade de surfar força-barra, ou até de ficar sem surfar. Será que nossos mocinhos vão sobreviver à essa emoção, não perca no próximo episódio nesse mesmo bate-canal, nesse mesmo bate-horário, mas num outro bate-volta!


_______________________________________________________

continuando...

Quem dirira? E não é que os manos conseguiram compartilhar as fotos... também, o Picolas ficou exuzando um dia inteiro... ai vai a sequência do mês:


surfista: PICOLINO
fotográfo: MAMUTE
pico: O DE SEMPRE

3 comentários:

  1. TSUNAMO.....
    PERDEU.......o bate e volta de Domingo passado....logo mais vc verá as fotos hehehe
    -> Manhã: Tyjucos....1 metrão cavado...fechando um pouco...mas valeu a queda.
    -> Tarde: Enseada....1 metro....abrindo todas....altas ondas....fechou o dia com classe.

    Farooo

    ResponderExcluir
  2. hahahahaaha..., salve salve galera, altas ondas segunda no pontilhão pico secreto frente pedras vcs nem vazem ideia que essa onda existe no guaru muito dificil e tecnico onda de um meio metrinho forte base lipe 6 7 manobras o Tsumano ta ligado ja levei ele pra surfar lá, terça merrecou o secret entrei no pico mas não tava rolando e, fui surfar frente casa, altas ondas de 3 4 manobras boas, hoje altas no tombo, ondas de 1 metrão triangulo forte sem crowd fim de tarde lindo, anh vai ter altas é so cola galera, abrxxxxx,

    ResponderExcluir
  3. Mano..pegamos aaaaaaaltas ondas na enseada...sem palavras...o mamute nao espressou totalmente o que foi o final de tarde... tava irado mesmo...


    isso aew..logo menos

    noixxx

    ResponderExcluir