20/02 - "Deixa eles!"



Com a prancha encostada na grade do prédio, uma mochila nas costas, de chinelo, camiseta, uma bermuda de oitenta reais e um algodão no ouvido, Mamute pega o celular e começa a procurar na agenda o telefone do Bolinha. O blog do surfe foi convidado a fazer um bate-volta com The Square Ridders Fam, e esse foi meu primeiro contato visual com um deles; ou "um dos nossos", como eles mesmos estão acostumados a dizer.
São como uma gang, só que de surfistas e que semanalmente madrugam  para satisfazerem suas sedes de manobras. Eles acordam às 4:00, mas geralmente quando chegam na praia já são 7:00. São como um time, entrosados, se conhecem desde a infância. Fazem piada o tempo todo, dão risadas altas, interagem com as pessoas na rua em forma de tiradinhas e riem mais alto ainda.
Para andar com eles tem que ser piolho, qualquer frase dita sem pensar, pode ser uma brecha pra você ser apavorado. Nunca diga perto deles, por exemplo: "-Tá entrando um canudo gigante lá atrás!", isso acarretaria uma série de chacotas e você envergonhado perderia a série de ondas (e o respeito).
Foi numa dessas que eu quase me dei mal. Querendo saber se iam surfar, perguntei pra eles na sexta-feira:
-"Vocês vão cair nesse final-de-semana!"
-"Eu não, eu vou ficar de pé!" - respondeu o astuto tatuado.
Respeito é a única regra hoje, conforme fora previamente combinado e que acabou virando o pensamento do final-de-semana: "Irmão não rabeia irmão, na real eles surfam juntos!". Muito bonito de se falar, só não achei tão legal quando vieram surfar junto na MINHA onda.
São divertidos sim, mas também são bem indecisos. Para provar tal acusação, temos que voltar para aquela primeira cena:
Logo quando eu chego, o Mamute deixa o celular de lado  para me comprimentar. Eu já estava dez minutos atrasado e o resto nem deu as caras. Ligamos pro Bolinha, que não demora a chegar, depois pro Chaves, que também logo chega. E depois de prender as pranchas no Fox, resolvemos ir de Fiesta. Depois de 43 minutos daquela primeira cena, chegamos na goma do Alemão às 5:23. Agora a banca está formada e a caranga vermelha com lotação máxima vai sentido sul.
No caminho, mesmo sem o costumeiro som pedrada rolando o clima ficava cada vez mais surfe. Me lembro do Chaves falando e depois do Alemão retrucando:
- "Os muleke do Tombo tão embaçado!"
- "Deixa eles!"
É os muleke da praça chegando no pico e o mais difícil era chegar no pico. Não sei porque o pessoal da portaria encanou com a família. Embaçou, dificultou mas não nos impediu. E às 7:15 nosso repórter/fotógrafo registrou as imagens que você confere nesta repostagem.


Na água todos representaram, sem excessão! O crowd não conseguia se aproximar, nossas falas sarcásticas e gargalhadas eram visivelmente incômodas. Teve um intruso que até tentou colar, chegou cantarolando um pagodinho: "Malandro é malandro e mané é mané"... achando que fazia parte do esquadrão. Mas logo nós emendamos na levada do RAP: "Nunca vi um malandro se apresentando assim".
A vontade seria de descrever com exatidão cada diálogo, cada onda, mas além da memória não permitir, eu precisaria de muito mais tempo. Mas não se preocupe, enquanto decansávamos, entre uma queda e outra, comendo um macarrão com atum e coco-cola; rolou uma entrevista assistindo Vancouver 2010 e ouvindo um rap improvisado nas caixinhas do pc. Outra parte da exclusiva rolou na subida da serra, confira agora os principais trechos.

O QUE VOCÊ ACHOU DO SURFE DE HOJE?
DANGO - É... é difícil falar de você mesmo, né!? (risos). é difícil, poderia fazer elogios à algumas pessoas, à outras talvez não! Né, agora eu fiquei surpreendido diga-se de passagem, com a performance de um rapaz, um rapaz de média idade já digamos, tem mais de 30! O nome dele é German Guy, que no mar é super arisco como uma cascavél mas surfa como uma pombinha! (risos).

VOCÊ RECOMENDARIA ESSE SURFE DE HOJE PARA ALGUÉM?
DANGO - Bom, eu gostaria de responder essa pergunta... classificando a manhã de hoje de 0 à 10. Eu diria que o surfe de manhã foi nota 7. Não 8, nem 9, nem 10, nota 7! Uma nota justa, pelas ondas que todos pegamos.
ALEMÃO - Nota 10!
BOLINHA - 9.4!
TSUMANO - 8.

PARA ESSA NOTA SER 10 O QUE FALTOU?
TSUMANO - Faltou a parede abrindo perfeito sem os back-wash, séries mais constantes e meio-metro a mais...

COMO VOCÊ CLASSIFICA A SUA PRANCHA?
DANGO - A minha prancha é nota 10, eu sou 8.

VOCÊ É SÃO PAULINO, TODO MUNDO JÁ PERCEBEU!(risos) AGORA, ALEMÃO, VOCÊ QUE  A TEMPOS FICOU SEM SURFAR, AGENTE PERCEBE QUE VOCÊ ESTÁ TENTANDO APROVEITAR AO MÁXIMO, E QUE ÀS VEZES VOÊ VAI COM MUITA SEDE AO POTE, NÃO É!? ME DIZ UMA COISA AMIGO, COMO VOCÊ CLASSIFICA O SURFE NACIONAL HOJE EM DIA, PRINCIPALMENTE NO PICO DE TYJUCOS?
ALEMÃO - Acho que agente chegou ali, envolvendo muito estilo, logo na chegada né?! E começamos a surfar bem, depois começou a chegar um zé polvinho aqui, um zé polvinho ali. Mas a nossa bateria ali foi boa, acabei pegando a maior do dia, (risos) e vamos ver agora final de tarde aonde vai ser, o que vai ser.. pra gente depois por ali pro tubo e ver como é que ficou, né!? Acho que tá bom, o surfe ali em Tyjucos, ta faltando agente.

E A PRANCHA DO TIO?
ALEMÃO - A prancha do tiozinho: muito estável, muito boa, tem uma cavada muito forte, um off-bottom também, que vem na descida depois de um cutt-back, muito bom, a borda excelente com uma grande remada pra entrada e um joelinho muito clássico com ela, muito boa, show de bola!

E VOCÊ BOLINHA, VOCÊ ACHOU QUE FOI COMO O SURFE HOJE?
BOLINHA - Tá na hora! Hora do fim de tarde. Hoje de manhã altas ondas de manhã pela manhã! Logo cedo.. antes do crowd, piorou! Altas ondas, altas ondas! E é isso ai, agora final de tarde, Enseada.

E A PRANCHA?
BOLINHA - A prancha vamos indo, né, vamos que vamos, vamos tentar fazer com que ela corresponda à todas as expectativas. É isso que esperamos! E é isso ai galera...(risos)

...segunda parte:

RESUMA O BATE-VOLTA.
DANGO - Poucas ou muitas palavras? Poucas palavras, final-de-semana.. atípico, tivemos logo no início da nosa trip um chilique por parte do DGA, e que com um pneu pouca coisa descalibrado, sentiu-se desconfortável em levar cinco, ou melhor, quatro de seus amigos e cinco pranchas no carro, com medo de danificar o seu automóvel. Tirando isso, ondas de meio à um metro no período da manhã, séries entrando num período de 7 à 10 segundos. Mar um tapete, um pouco mexido, algumas abrem e outras fecham. Na parte da tarde logo após comermos um macarrão feito pelo nosso mestre cuca Cenoura, tivemos uma nova sessão de surfe, dessa vez não tão motivadora. Fomos motivados, mas chegamos na praia e o mar não apresentava força, a cada dez ondas nove e meia fechavam, surfe pouco aproveitado, ondas pequenas fracas, quando entrava a série depois de vinte, trinta minutos vinham fechando. Saímos, voltamos, fizemos o que tinha que ser feito, e estamos aqui voltando para casa, mais precisamente no quilometro... (- cala a boca!)

DGA - Sábado, cinco da manhã, altas ondas de manhã em Sampedro, de meio à um metro na série, de sudoeste, batendo forte, propciou várias ondas pra todos. Depois, segunda queda, Beach Break: meio metro de onda cavada, bem rápidas. Propciando também alguns momentos... Agora estamos indo pra São Paulo, porque logo mais temos uma balada, talvez umas oito da manhã agente volte a dormir denovo, depois de 48 horas mais ou menos. É isso aí!

CHAVES - Se eu não tivesse ficado com febre, eu aguentava mais a queda! Ia surfar mais lá em Sampedro, tava bom! De manhã tava de razoável à bom, à tarde estava péssimo!

TSUMANO - Cara, agente devia ter só surfado de manhã e saído fora, que nem da outra vez, agente ficou e se deu mal denovo, entendeu!? Porque mano, de manhã tava gringo e à tarde tava um lixo do lixo. Devíamos ter ficado lá mesmo no pico! Voltado talvez, mas a real é que agente caiu no pior pico do Guaru.
Eu acho que Taguabay era uma opção magnífica, e de manhã ia ta gringo, gringo! Sem vento nenhum.


O QUE VOCÊ ACHA DO SURFE DO SEU IRMÃO?
DANGO - O Chaves é um cara que já surfa a um bom tempo. Mais de dez anos de surfe, é um cara que tem um surfe agressivo, rápido, ele sempre dá aquela olhadinha pro pé logo que dropa, pra ver se o pézinho tá bem posicionado, uma vez que tá.. quebra nas ondas, ta mandando benzasso!

CHAVES - O Bolinha evoluiu bastante com a prancha nova dele! Ta surfando bem, bem melhor, ta pegando o jeito!

BOLINHA - O Alemão é atirado nas ondas, ondas cavadas no crítico, rasgadas, batidas, voando água, muito loko, muito loko, muito loko mano!

ALEMÃO - O Tsumano tá com um surfe muito agressivo! Se jogando bastante, com um surfe bem constante, alinhado, é aquela coisa né.. bem rua mesmo! Tá de parabéns, Tsumano, tá de parabéns!

TSUMANO - Muito bem, já ouvimos o comentário de todos à respeito do surfe de todos, mas eu queria realmente falar que estão todos de parabéns! Todo mundo eu vi pegando onda hoje, manobrando, os cutt-back, mano, hoje foi loko, as rasgadinhas.. mano eu fico feliz de ver os irmão evoluindo, véio! Fala aí mano, você ve o cara engatinhando no surfe, aí você ve o cara dando uma rasgadinha (estava falando do Dango).. Num é loko mano? Então eu vou me despedindo por aqui, não sei se alguém tem mais alguma coisa pra falar..

ALEMÃO - Bate palmas!

TODOS - Clap!clap!clap!clap!clap!clap!clap!clap!

Nenhum comentário:

Postar um comentário